sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pesquisa: gestão de talentos é principal preocupação de profissionais de RH

SÃO PAULO - 03 de maio de 2011 - 16h53 Por: Tércio Saccol

A principal preocupação dos profissionais da área de RH  (Recursos Humanos). A avaliação consta na pesquisa Delphi RH 2010, elaborada pelo Progep/FIA (Programa de Estudos em Gestão de Pessoas, da Fundação Instituto de Administração, de São Paulo).

O estudo mostra quais são as políticas e práticas de Recursos Humanos mais aplicadas durante a última década e as tendências para o setor até 2015. Foi ouvido um grupo de especialistas no tema, acadêmicos de universidades conceituadas, consultores e profissionais das maiores empresas do País.

Além da gestão de talentos, que contou com 31,9% das respostas para as principais preocupações na área de RH entre as tendências de gestão para 2015, aparecem a avaliação de resultados em gestão de pessoas, com 18,1% das respostas, a gestão estratégica de pessoas, com 11,1%, e a gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, com 8,3%. A gestão de pessoas e a integração das novas gerações no trabalho foram citadas por 8,3% dos entrevistados.
Desafios

Já os cinco desafios considerados prioritários em Recursos Humanos na última década pelos profissionais ouvidos foram: alinhar a gestão de pessoas às estratégias de negócio, bem como as pessoas, o desempenho e as competências humanas com as estratégias de negócio, desenvolver e capacitar os gestores das empresas, reter os atuais e os potenciais talentos e buscar o comprometimento da alta direção com gestão de pessoas.
Segundo o autor do estudo, professor André Fischer, a tendência é que haja uma inversão no mercado de trabalho nos próximos anos.

“O desenvolvimento de infraestrutura no país nos próximos cinco anos, com o PAC, pré-sal, eventos esportivos internacionais, por exemplo, demandarão uma grande quantidade de profissionais altamente capacitados e essa pesquisa confirma que trabalhar a gestão de talentos será fundamental para as empresas”, avalia o docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário