quinta-feira, 5 de maio de 2011

A comunicação interna como ferramenta de transformação

Muitas vezes, chegamos em uma empresa e nos deparamos com uma equipe desmotivada, que apresenta conflitos de relacionamento e falta de sintonia com os objetivos organizacionais, constatados através de um histórico de baixa produtividade e resultados distante das metas. Analisando este cenário podemos diagnosticar uma série de possíveis causas destes problemas: falta de gestores qualificados para gerenciar equipes, ausência de treinamento e desenvolvimento, inexistência de planejamento estratégico, entre outros. As empresas possuem e aplicam diversas ferramentas para qualificar, engajar e motivar a equipe, mas acabam esquecendo de algo essencial em qualquer organização: a comunicação eficiente.

Comunicação hoje em dia é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. A troca de informações nas empresas deve ocorrer através de diversos canais entre líderes e colaboradores. A comunicação interna deve ser estruturada de acordo com o perfil e objetivo das organizações, e vai muito além de reuniões e conversas entre equipes. A gestão da comunicação dentro do negócio é uma excelente ferramenta de gestão, devendo ser aplicada para comunicar e informar também a estratégia, objetivos, valores, produtos e serviços para o público interno. A comunicação feita através dos mais diversos canais (mural, intranet, informativo interno, e-mails, etc) deve ser usada também para transformar equipes desmotivadas. Através da comunicação interna podemos trabalhar também temas que englobem o conhecimento, as habilidades e as atitudes (CHA), buscando o envolvimento do grupo e proporcionando momentos de reflexão na equipe, buscando a transformação das pessoas.

A comunicação entre gestores e colaboradores deve ser constantemente trabalhada, de forma que se busque uma sinergia grupal, com sintonia com os objetivos da empresa. Comunicar-se constantemente, de forma clara, objetiva é também uma maneira de transformar todos os envolvidos, para buscarem a melhoria de seu desempenho, de seu comportamento, orientando todos para a constante mudança que existe no mercado. Comunicar é muito mais do que informar, é estimular o pertencimento e a motivação, fazendo com que todos dentro da organização sintam-se como peças fundamentais ao negócio, estando informados e atualizados sobre o mundo corporativo em que vivem.

A comunicação interna é uma ferramenta que quando for bem planejada, aplicada, acompanha, avaliada e corrigida, tanto pelo RH como pelos gestores, será sempre uma forma de desenvolver a equipe, alinhando-as com as estratégias e constante busca de resultados e assim proporcionando a troca de informações claras e concretas dentro do negócio.

Fabiani Seibel Stock atua na área de Recursos Humanos. É pós-graduanda em Pedagogia Empresarial pela Escola Superior Aberta do Brasil  e em Psicologia Organizacional pela Esade Laureate International Universities, graduada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Fonte: Companhia de Estágios (retirado do site: www.ogerente.com.br)

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